Guia completo de Almofadas

Versáteis, charmosas, com tamanhos diferenciados, cores e estampas: as almofadas são perfeitas para propiciar um clima acolhedor e confortável em casa. Seja na sala de estar, no home theater, na varanda ou no quarto, é possível ousar nas cores, texturas, estampas, tamanhos e formas sem medo. 

Além de decorar, as almofadas também podem tornar ainda mais gostosa a vivência dos ambientes. Incremente a decoração da sua casa com elas, que adicionam cor, personalidade e conforto e por serem super versáteis, já que você consegue troca-las com frequência, elas atualizam o visual do seu lar sem esforço.

As almofadas permitem vários tipos de mesclas. Todavia, para não errar, sugerimos brincar com as cores, tendo como referência o círculo cromático: ou seja, aplicar tonalidades complementares ou análogas. Uma outra opção é escolher várias nuances dentro da mesma família de cores, o famoso tom sobre tom. Para não ficar monótono, é interessante alternar a textura das peças. 

Quando se trata de tamanho, é fundamental que haja sempre uma preocupação com as questões de proporção. Almofadas pequenas em sofás ou camas muito grandes acabam ficando estranhas e não harmônicas.

Como posicioná-las 

Com uma variedade de cores, formatos, tecidos e texturas presentes no mercado, estes acessórios macios e aconchegantes podem ser incorporados em qualquer cômodo. 

Apesar de encontrá-los nos sofás e poltronas ser o mais comum, você também pode levar almofadas para as varandas, camas e em cantinhos de relaxamento. Em caso de áreas externas sem cobertura, invista em um tecido resistente à chuva e ao clima, logo falaremos mais destes tecidos.

 Cores e estampas 

Aplique um toque de ousadia com as cores das almofadas, principalmente em ambientes sóbrios e neutros. Sabe aquele tom vibrante que você ama, mas que existe o risco de, ao colocar na parede, o espaço ficar sobrecarregado? É para isso que servem acessórios decorativos. Crie uma composição moderna! 

Ao misturar designs lisos e estampados, sempre considere a paleta de cores presentes nas peças, priorizando a harmonia. 

Como você pode troca-las com facilidade, elaborar decorações que acompanham as estações nunca ficou tão fácil – tons quentes e terrosos para o outono e cores leves para o verão. E claro, você não precisa alterar todas de uma vez.

Atente-se também ao móvel em que as almofadas serão colocadas. Com um sofá liso, as estampas são mais fáceis de trabalhar. No contrário, aposte nas lisas e em cores que combinem com o cenário ou que já estão presentes. 

Principais texturas 

O universo de texturas e tecidos de almofadas é vasto! Você pode misturar diferentes tecidos e criar um visual rico. Veludo, seda e microfibra são os melhores tecidos, dentro dos mais procurados. A lã, por exemplo, também está na lista, mas priorize o material nos dias de inverno. 

No quesito beleza e sofisticação, as almofadas de suede e linho são as mais procuradas. Praticidade para lavar é a palavra chave para os modelos feitos de algodão. O couro também é uma possibilidade para você explorar.

Como combinar 

Não há regras! Mas, se procura uma decoração tendência, invista nos acessórios de tamanhos diferentes e ganhe mais funcionalidade e opções de uso. 

Quantidade

A quantidade de almofadas está intimamente ligada ao tamanho delas e ao conceito de equilíbrio da decoração. Aqui, seguimos a ideia de tentar não sobrecarregar o ambiente. A dica é apostar nos modelos com tamanhos médios ou pequenos e que podem se encaixar bem na decoração e manter um visual clean.

Agora, se quiser os modelos grandes, observe como eles ficam no móvel escolhido. Num sofá, é interessante que a quantidade de almofadas não ultrapasse a metade dele. Já na cama, esses tipos com tamanhos maiores podem se tornar um complemento para o conforto, sendo colocadas na cabeceira ou até lateral.

Disposição das peças 

Para uma boa composição se deve ter uma boa disposição. Comece arrumando os acessórios das laterais para o centro – priorizando por um número ímpar de peças. 

As maiores, que servem de apoio, devem ir atrás e as menores na frente, para dar destaque. Disponha, também, uma almofada a mais do que a quantidade de assentos e, em poltronas, inclua, no máximo, duas peças.

Esperamos que tenham gostado e se inspirado conosco com tantas dicas sobre almofadas. Todas as fotos contam com nossos produtos exclusivos. Visite nossos showrooms ou nossas redes sociais para conhecê-los melhor. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: