Cortina ou Persiana?

Cortinas e persianas são itens indispensáveis na decoração.  A função das duas é a mesma: proporcionar um bloqueio parcial ou total da luminosidade, melhorando o conforto visual, acústico e térmico do ambiente.

Além de funcionais, elas têm um grande apelo decorativo, pois ‘vestem’ a casa. Deixam qualquer ambiente mais elegante e acolhedor.

Hoje mostraremos a diferença entre estes dois itens e também como utilizá-los juntos.

Principais diferenças

O que as diferencia é, basicamente, o material e a forma de abertura. A primeira é sempre de tecido e, para abrir, basta empurrar o material com a mão no sentido horizontal ou então realizar o acionamento automático, por meio do controle, celular, tablet ou alexa.

Já a persiana está disponível em diversos modelos, quase todos com fechamento na vertical, a não ser pela Luminette Hunter Douglas, que possui uma estrutura parecida com a de uma cortina convencional e acionamento horizontal.

Qual a ideal para você?

As cortinas costumam combinar com quem é fã de uma decoração mais clássica, romântica ou rústica, e é a solução mais conhecida na hora de decorar as janelas, ter privacidade e regular a entrada de luz e ar. As peças em tecido costumam ser uma ótima opção para quem gosta de criar e misturar tendências, já que podem ser confeccionadas em extensa variedade de tecidos, modelos e complementadas com acessórios.

Já quem procura uma decoração mais moderna, minimalista e tem um ambiente planejado nos mínimos detalhes, tende a optar pelas persianas. Elas também ajudam a regular a entrada de ar, luz, mantém a privacidade do ambiente e ainda oferecem proteção acústica. Elas compensam nos quesitos praticidade e versatilidade, graças a suas diferentes formas de abertura e materiais.

Entrada de luz 

Se a intenção é deixar passar o máximo de luminosidade, opte por tecidos leves, como o voile, o chiffon e o xantungue. Para filtrar a intensidade da luz, a decisão deve ficar entre o algodão, o linho, a sarja e a seda. Nesses casos, quanto mais fechada a trama, menos claridade chegará ao ambiente.

Mas se o intuito for barrar a incidência solar para deixar o cômodo escuro, há o veludo, a camurça ou o blecaute. Por serem mais encorpados, eles melhoram a acústica do cômodo.

No caso de persianas, é preciso prestar atenção na largura da cada lâmina. Quanto maior a lâmina, maior será a passagem de luz quando ela estiver aberta.

Como utilizá-las juntas

Uma dica interessante na hora de combinar uma cortina com persiana é prezar pelo equilíbrio. Caso queira utilizar na Cortina um tecido mais grosso e marcante, opte por uma persiana leve e delicada.

Você também pode manter a leveza em ambas, com um tecido de tramas abertas e com grande transparência, junto de uma persiana com suaves lâminas.

Acionamento com um toque

Todos os modelos de cortinas e persianas podem ser motorizados, permitindo o acionamento por interruptor, controle remoto ou bluetooth. Isso permite otimizar sua rotina e deixa-la mais funcional e tecnológica.

Optar pela motorização vai além da praticidade e de questões estéticas. É uma maneira de economizar com manutenção a longo prazo, pois assegura uma maior vida útil do seu produto, eliminando o desgaste que o acionamento manual causa, já que o acionamento será sempre na mesma intensidade.

Também é indicada a motorização em ambientes com pé-direito duplo. Em alturas muito extensas, existe um risco maior de estragar o tecido ao puxar. Com o motor, esse problema é eliminado.

Limpeza e manutenção

Tanto para cortinas quanto para persianas, o indicado é passar um aspirador de pó uma vez por semana e chamar uma empresa especializada uma vez ao ano.

Esperamos que tenham gostado e extraído diversas dicas com esse nosso super guia. Todas as imagens contam com nossos produtos exclusivos, confeccionados em nosso ateliê e criados pela Hunter Douglas. Visite nossos showrooms ou nossas redes sociais para conhecê-los melhor. 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: